quinta-feira, 21 de maio de 2009

TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

A sociedade tem avançado muito, sempre com novidades, mudanças que acontecem muito rapidamente, e é claro para satisfazer as necessidades humanas. As tecnologias são um exemplo disso. Elas estão presentes no dia-a-dia de qualquer pessoa e têm facilitado muito a vida do ser humano, que de tão acostumado já as têm como naturais.

Conciliando ferramentas e técnicas, a tecnologia sempre esteve presente na vida do ser humano, é errado dizer que só agora estamos na “era tecnológica”, pois desde o início das civilizações faz-se uso de determinados tipos de tecnologia que correspondem, é claro, ao período em questão. A evolução da tecnologia esta intimamente ligada à evolução do ser humano, até por que estas são criadas de acordo com as necessidades do momento. Por que não, dizer que a roda é um tipo de tecnologia?

A descoberta e o uso de novas tecnologias podem transformas a vida das pessoas e de toda sociedade. Hoje as informações e o conhecimento possuem varias formas de transmissão e quase todas utilizam as tecnologias. A televisão, o rádio, os telefones, o fax e principalmente, o computador tem facilitado muito a vida das pessoas. Essas tecnologias da informação e comunicação invadiram, praticamente, o dia-a-dia de todas as pessoas do mundo. É impressionante a velocidade com que esses meios levam e trazem informações a todo o momento. Não é preciso mais esperar dias para se saber dos fatos da atualidade, tudo é muito rápido.

Considerando então essa intensidade de tecnologias, seu uso muitas vezes banalizado e sem responsabilidade, como fica a escola e o processo ensino-aprendizagem em meio a tudo isso?

Mesmo se expandindo de tal forma, não é todo mundo que tem acesso as tecnologias, alguns tem pouco e outros nenhum acesso. Também o fato de ter acesso a essas tecnologias, como por exemplo o computador, não quer dizer que esse uso venha ser de qualidade. É necessário formar pessoas críticas a esse assunto, principalmente no espaço escolar.

Tendo a consciência de que as tecnologias têm avançado muito e a tendência é avançar ainda mais, a escola precisar também se adequar a essa nova realidade sem preconceitos e sem impor barreiras. Professores juntos a toda escola precisam estar prontos e aptos para lidar com esses meios tecnológicos de forma pedagógica, eficaz e trabalhando com qualidade. Caso contrário a escola estará sempre um passo atrás da realidade e atualidade. É necessário que professores e alunos, e não só estes, mas toda sociedade, conheçam, interpretem, utilizem, reflitam e dominem criticamente a tecnologia para não serem por elas dominados.

O processo ensino-aprendizagem e as tecnologias devem se tornar parceiros a favor de uma educação de qualidade, que seja realmente para todos. Nessa sociedade desigual, a escola deve ter por função preparar e formar cidadãos críticos a respeito da vida e da própria sociedade. Portanto fazê-los conhecedores e participantes das novidades que trás a tecnologia é uma forma de tornar a escola um espaço mais democrático, democratizando também os próprios meios tecnológicos.